Marque hoje a sua consulta: Odemira 283 327 589 | 962 231 773 E-mail: sorrisobonitoodemira@hotmail.com Cercal 269 904 658 | 962 231 772 E-mail :sorrisobonitocercal@hotmail.com
pt | en
 
 
 
 
 

Médicos Dentistas

 

Equipa

A Sorriso Bonito é constituída pelo médico dentista Dr. Fabricio N. Nunes, e sua equipa de elevada qualidade tanto a nível técnico como humano, desde as assistentes aos médicos, que diariamente cuidam da sua saúde oral.

 

Medicina Dentária Preventiva e Higiene Oral


A prevenção é essencial em qualquer área médica, pois esta permite reduzir a doença e o mal-estar.

A prevenção, em medicina dentária, deve ser realizada por todos os elementos da equipa médico-dentária, além dos médicos dentistas, também os higienistas têm uma função importante nesta área não só no consultório, mas também noutros campos de ação.

A higiene oral é essencial para a prevenção e manutenção de uma boa saúde oral. Os hábitos de higiene oral devem ser transmitidos em qualquer idade e a qualquer pessoa.

A escovagem tem como objetivo eliminar toda a placa bacteriana e deve ser feita três vezes ao dia (depois do pequeno almoço, depois do almoço e antes de deitar), se não for possível lavar à hora de almoço deve pelo menos bochechar vigorosamente com água. A escova deve ser macia, para prevenir o trauma de dentes e gengivas e de cabeça curta para chegar a todos os dentes; a escova deve ser trocada de 3 em 3 meses ou quando as cerdas se encontrarem tortas.

A pasta usada deve conter flúor na sua constituição (1000 a 1500 ppm) e a quantidade usada deve ser de aproximadamente 1 cm (um pouco maior que uma ervilha).

 
O modo de escovagem deve considerar todos os dentes e a gengiva de forma a não traumatizá-la, aconselham-se movimentos circulares, no entanto cada pessoa poderá adaptar a sua forma de escovar, desde que o faça em todos os dentes em todas as suas faces, o esquema seguinte exemplifica uma forma correta de o fazer.

Modo de Escovagem
 
 
Uso Fio Dentário
 
Recomenda-se ainda o uso do fio dentário na limpeza entre os dentes, em casos em que os espaços interproximais são muito grandes use um escovilhão.
Em seguida apresentamos um esquema alusivo à correta passagem do fio dentário
O bochecho é um elemento adicional à escovagem que deve ser utilizado com algum critério, no entanto em situações particulares como inflamação gengival, periodontite ou quando o paciente durante o dia não consegue escovar, este método pode ajudar. O bochecho com elixir não substitui a escovagem.

No consultório podem ser realizados diversos procedimentos com vista á prevenção oral, como a destartarização, o polimento ou a aplicação de flúor.
Mesmo que aparentemente não tenha cáries aconselha-se a ida ao dentista de 6 em 6 meses afim de confirmar com o seu dentista se está tudo bem e fazer uma destartarização (limpeza).